quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ESCOLA E MÍDIA DE MÃOS DADAS

A escola atual enfrenta um desafio muito grande na tarefa de motivar o aluno à aprendizagem de português, matemática, história e demais disciplinas, considerando que o professor precisa atrair o interesse de um aluno que chega à escola com a mente estimulada por uma TV a cabo com mais de 150 canais, um computador capaz de acessar assuntos e/ou imagens para os mais variados gostos e games que o transportam do mundo real para um outro completamente imaginário onde tudo é possível. Assim sendo, a relação aluno X professor torna-se cada vez mais distante em virtude da dificuldade que este enfrenta em incentivar aquele ao aprendizado de conteúdos que se tornaram insignificantes diante do prazer que as mídias proporcionam.

Constata-se então, a necessidade urgente de uma mudança nas práticas metodológicas da escola do presente. Uma mudança que não consiste apenas em aparelhar o ambiente escolar com variados recursos tecnológicos sem diversificar o método de uso desses recursos. Portanto, o que a escola do hoje realmente precisa é de uma reforma na forma de apresentar um conteúdo programático que existe há um bom tempo e precisa subsistir há mais algum. Nesse contexto, torna-se completamente inapropriado passar a limpo o planejamento de um ano para o outro. Enriquecer o plano de aula com técnicas que saem do papel para a prática deve constituir a ação base de cada educador compromissado com o árduo trabalho de participação ativa no processo de aquisição de conhecimento e porque não dizer de transformação de caracteres para a solidificação da escola do amanhã.

Então, antes da utilização de qualquer aplicativo tecnológico, faz-se necessário ponderar sua aplicabilidade, levando em consideração a visão de mundo do aluno e uma possível contribuição na formação de sua consciência crítica que a cada dia se torna mais exigida no competitivo mercado de trabalho.

Sintetizando, a escola precisa valorizar a linguagem concatenada à imagem dos modernos meios de comunicação para o desenvolvimento intelectual e cultural de seus alunos. Agindo desse modo, a escola deixará de ser um ambiente cansativo hoje, para se tornar um lugar aprazível amanhã.

Nenhum comentário: